Páginas

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Por que estudar as profecias?

"Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro."  (Ap 22:7)

De acordo com 1 Coríntios, é possível classificar a humanidade em três grandes grupos: os gentios, os judeus e a igreja. Se você ler toda a Bíblia, descobrirá que há três séries de profecias. Uma série tem conexão com os gentios ou relaciona-se com a humanidade de um modo geral. Um segundo grupo relaciona-se ao povo judeu. Um terceiro grupo relaciona-se à Igreja. Esses são os três grandes grupos de profecias.

Se você estudar a Bíblia cuidadosamente, verá que as profecias baseiam-se nas três alianças do Senhor com o Seu povo e que começam com a bênção de Deus. Quando Deus abençoou, essa palavra se tornou uma profecia. Quando Deus fala, Ele cumpre Sua palavra. Se Ele abençoa, essa palavra de bênção se torna um profecia. Mas, por causa do fracasso humano, tornamo-nos inconstantes. Não sabemos se o Senhor vai cumprir a Sua palavra ou não. Assim, a fim de nos confortar, para mostrar que a palavra do Senhor está sempre firmada no céu, toda vez que Ele fala, Ele cumpre. Não importa o quanto você falhe, não importa qual seja a sua fraqueza, jamais poderá mudar a Palavra de Deus. Deus não pode mudar, a Sua palavra não muda.

Nós mudamos, nós falhamos, mas Deus nunca muda.

Extraído do livro "Grandes Profecias da Bíblia" - Christian Chen
Editora Tesouro Aberto

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O Tribunal de Cristo

"Pelo que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes. Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal."  (2 Co 5:9,10)

O tribunal de Cristo deve ser um tempo de alegria. Por que razão? Porque no tribunal de Cristo haverá recompensa para aqueles que são vigilantes e que oram em todo o tempo, para aqueles que guardam a palavra da perseverança do Senhor, para aqueles que venceram por causa do sangue do Cordeiro, da palavra do seu testemunho, e que não amaram a vida de suas próprias almas mesmo diante da morte. Para aqueles que negam a si mesmos, tomam a cruz e seguem o Senhor, para aqueles que recebem de boa vontade a disciplina do Pai, para aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus, o julgamento do tribunal de Cristo é o dia de sua recompensa. Todos os seus sofrimentos, tudo o que tiveram que abandonar, tudo aquilo que parecia tolice aos olhos das pessoas, naquele dia, perante o tribunal de Cristo, tudo será reconhecido.

Entretanto, aqueles crentes que não são vigilantes, que não estão orando, que estão ansiosos para obter tudo que podem neste mundo, que não podem esperar pelo futuro, que não guardam a palavra da sua perseverança, que insistem nos seus próprios direitos aqui e agora, na terra, estes crentes derrotados, seus corações estão ocupados com comida e bebida e com os cuidados desta vida. Eles podem ser considerados por outras pessoas como sendo sábios, mas no tribunal de Cristo eles serão achados do lado de fora e, para eles, haverá choro e ranger de dentes.

Extraído do livro "O Rei está Voltando" - Stephen Kaung
Edições Tesouro Aberto

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Esperando a vinda do Rei

"E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida."  (Apo 22:17)
Antes da primeira vinda de nosso Senhor Jesus, houve muitas profecias dadas à nação de Israel. Na verdade, cada vez que o sacerdote oferecia incenso no templo, a oração da nação era: “Oh, que venha o Messias.” Externamente, parecia que toda a nação de Israel estava esperando pelo Messias-Rei. No entanto, muito poucos, apenas um remanescente estava realmente esperando por sua vinda. Na palavra de Deus, percebemos que apenas uns poucos como Zacarias, Isabel, Maria, José, Simeão, Ana e alguns pastores estavam realmente esperando pela vinda do Messias.
Amados irmãos, meu temor é que essa situação seja igualmente verdadeira em relação à segunda vinda do Senhor Jesus. As muitas profecias relacionadas com sua segunda vinda são ensinadas e conhecidas em todo o mundo cristão, como se toda a igreja, todo o povo de Deus estivesse esperando por sua vinda.
Pessoas estão estudando profecia, pessoas estão interessadas em profecia, pessoas estão fascinadas com profecia, como se toda a igreja estivesse esperando a vinda do Rei. Infelizmente, o fato é que, provavelmente, muito poucos estão realmente esperando por sua vinda. Muito poucos, muito poucos mesmo estão realmente preparando o caminho para sua vinda.
Não é o Rei que está demorando a retornar, é a noiva que ainda não está pronta. Por causa disso, sentimos muito fortemente em nossos corações que estes são os poucos dias que nos restam nos quais devemos estar preparados, apressando a vinda do Rei.
 Extraido do livro “O Rei está Voltando” (Stephen Kaung) – Publicado pela Editora Tesouro Aberto

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Porque o livro de Apocalipse é tão negligenciado - II

"Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus."
(Mt 22:29)

...(Continuação do post anterior) Outra explicação para o fato de Apocalipse ser uma parte não bem-vinda da Bíblia está no fato de que grande parte desse livro trata da ira e do julgamento de Deus (ver caps. 4 e 19). As pessoas gostam de ouvir sobre o amor de Deus. O Deus ideal para o homem é aquele que nunca fica irado e nem nunca julga. No entanto, esse livro fala da justiça de Deus resultando na Sua ira e no seu julgamento - atividades divinas nunca são bem-vindas para qualquer homem. Quem, então, quereria ler sobre tais assuntos?

Outra razão é que do começo ao fim, as páginas do Apocalipse tratam com todos os tipos de fenômenos sobrenaturais. Deus sabe que o homem só se importa com ocorrências naturais, mas Ele quer que fiquemos face a face com Ele. Por isso Ele vai tratar conosco em território sobrenatural. As pessoas podem tolerar lerem sobre eventos sobrenaturais passados porque esses não podem afetá-las, já que esses eventos já passaram e as situações já foram mudadas. Mas se, no futuro, tais fenômenos sobrenaturais ainda estão para passar, esses irão desferir golpes mortais no seu materialismo e no seu desprezo por milagres e maravilhas. E se tais acontecimentos estão realmente para vir no futuro, não deveriam eles viver hoje na terra de maneira piedosa e se gloriarem em Deus? É uma pena que tantos tentem espiritualizar [demais] esse livro porque não podem suportar os ensinamentos simples, mas horrendos encontrados nele. Eles tomam tudo como alegorias sem valor histórico para eles no futuro. Como a carne recua ate a espada de dois gumes de Deus! Quão enganoso sobre todas as coisas é o coração humano!

    Muitas pessoas pensam que o mundo está melhorando a cada dia. Não está a civilização progredindo diariamente? Eles pensam que o mundo está avançando para cima e avante sem sinal de regressão. E de acordo com tal aceleração no progresso, eles cismam que muito em breve a sociedade cristã ideal aparecerá na terra. Mas, como é diferente é o mundo do Apocalipse dos pensamentos humanos! Esse livro nem por um momento considera o mundo  como progressivo! Pelo contrário, seu testemunho é de que os pecados do homem terão aumentado tão rapidamente que o mundo se tornará irredimível por rejeitar Deus e a Sua salvação. E por isso, não há nada a ser feito, a não ser julgamento; pois, mesmo com o mais severo julgamento, os homens não se arrependerão. Isso é verdade não apenas com o mundo, mas também com a Igreja! A Igreja tem deixado seu primeiro amor; por isso ela será vomitada pelo Senhor. A concepção moderna das coisas e a palavra de Deus estão em completa discordância. Desde que as palavras do Apocalipse testemunham a favor de Deus e não do homem, esse livro não é adequado ao pensamento do homem, e consequentemente não é bem vindo para o homem. Quão deplorável é que muitos têm perdido o espírito de testemunhar contra a pecaminosidade desse mundo, assim como as páginas de Apocalipse mostram!

      A posição que a verdadeira Igreja deveria atingir é ainda outra explicação porque as pessoas não gostam de ler as páginas desse livro. O que Apocalipse capítulos 2 e 3 fala a respeito da verdadeira condição da Igreja aflige esses muitos crentes que ainda amam o mundo. O homem moderno insiste no trabalho. Se há muitas atividades, então esses cristãos serão contados entre os que estão no topo. No entanto, Apocalipse julga inúteis as muitas atividades sem o primeiro amor. Qualquer que seja verdadeiramente para o Senhor deve ser “fiel até a morte” e deve ser “vigilante”. Isso é algo que os crentes do mundo não podem suportar.


 Uma razão final para a impopularidade do Apocalipse entre tantos é que há uma concepção moderna de que o mundo inteiro será salvo no futuro. No entanto, o livro de Apocalipse fala contra uma concepção errada como essa. Pelo contrário, prediz que no futuro incontáveis números de pessoas serão eternamente perdidos no “lago de fogo”. Esses que se acham mais compassivos que Deus vão certamente resistir a esse ensinamento. Eles gostariam de pensar que a punição de pecadores durará um certo tempo e que então haverá simplesmente a sua aniquilação. Mas mais uma vez o livro de Apocalipse se opõe a tal pensamento ansioso. Ele mostra que os sofrimentos do lago de fogo são eternos – sem fim. Desde que esse livro é cheio de ais, pragas, maldições, agonias e avisos, não é surpreendente que as pessoas não lêem, recebem ou aceitam-no. 

Extraído do livro "Ajuda ao Apocalipse" - Watchman Nee

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Porque o livro de Apocalipse é tão negligenciado - I

"Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus."
(Mt 22:29)


Gênesis é o primeiro livro da Bíblia, e fala da maldição de Deus sobre Satanás. Apocalipse é o último livro da Bíblia, e revela como Satanás será derrotado no futuro e como Deus executa julgamento contra ele. A face original de Satanás e seu fim eterno são registrados nesses dois livros. 

Por essa razão, Satanás abriga um ódio especial contra eles. Ele ataca Gênesis sugerindo que os seus registros não estão de acordo com as descobertas científicas, e que por isso a história da criação encontrada nesse livro não passa de um mito. Externamente, ele parece atacar o registro da história da criação, mas na verdade ele tenta encobrir a história da sua própria maldição. Contra o livro de Apocalipse - que prediz o seu fim - ele adota outra maneira de ataque. Em vez de atacá-lo abertamente, ele tenta torná-lo em um livro selado. Ele insinua que as suas páginas são tão profundas e que os eventos futuros nele registrados são tão difíceis de entender que seria uma perda de tempo estudá-lo. Consequentemente, muitos crentes nunca sequer chegaram a tocar nesse livro. E assim ele facilmente acoberta a sua futura desgraça.

O livro de Apocalipse não foi somente desprezado, mas também rejeitado pelos cristãos em tempos passados. Isso nós podemos saber por meio de um estudo da história da Igreja. No atual século vinte, embora alguns cristãos – muito poucos – desejem lê-lo, crentes comuns – a vasta maioria – são geralmente mornos em relação a ele. Muitos põem o livro, onde estava, na estante. Alguns não o lêem porque eles também nem lêem os outros livros da Bíblia; outros, porque não confiam no Espírito Santo e não têm paciência para lê-lo. Quão freqüentemente nós ouvimos as pessoas dizer: “esse livro é muito profundo, muito misterioso para eu ler”.

O fato é que há muitas razões significativas por que o livro de Apocalipse não é bem vindo, mas, pelo contrário, é muitas vezes pedra de tropeço para muitos. Como já mencionamos além da obstrução satânica já mencionada, podemos dizer que os conteúdos desse livro dificilmente trazem quaisquer bons sentimentos aos crentes do mundo. Ele, de fato, fala da glória do futuro reino milenar e da alegria do reino eterno, as quais são coisas verdadeiras e certas (cap. 20.1-9, caps. 21 e 22-5). Mas aqueles que desfrutarão de tal glória e alegria precisam ser “fiéis até a morte” (2.10), e “reter até que eu venha” (2:25). Eles devem “vigiar”, “se arrepender” e “serem zelosos”. 

A fim de ganhar o mundo futuro, eles devem abandonar esse mundo presente(G.T.). Agora há o sofrimento, mas então haverá a glória. Por outro lado, todo aquele que tiver a glória do mundo hoje sofrerá vergonha no mundo futuro. Muitos crentes carnais acham difícil cortar as suas amarras com o mundo que por tanto tempo eles têm amado. Desde que a leitura de Apocalipse vai, dessa maneira, produzir ansiedade e aflição, eles decidem não lê-lo. (continua amanhã)...

Extraído do livro "Ajuda ao Apocalipse" - Watchman Nee