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sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Onde Não há Visão, o Povo Perece

"Onde não há visão, o povo perece."
Pv.29:18

Hoje, mais do que em qualquer outra época, é fundamental que o povo de Deus tenha visão. Sem visão, nos tornamos indisciplinados, nos corrompemos, somos envergonhados e ao fim perecemos. Espiritualmente falando, ter visão é fundamental para nossa sobrevivência, para nossa perseverança e finalmente, para nossa vitória. Em que consiste a visão? Ela não é primeiramente um ensino, uma doutrina ou um sistema.


Ela consiste numa pessoa: a revelação do próprio Senhor Jesus Cristo. Quando consideramos o fato de estarmos vivendo nos últimos dos últimos dias, percebemos o quanto nós precisamos vê-lo hoje, de uma forma nova, viva e real.



Graças a Deus, Ele hoje aguarda que nos assentemos a seus pés para revelar-se a nós. Ao contemplar a Sua glória, somos transformados na sua própria imagem e passamos a vê-lo como Ele é. Que incomparável privilégio!


Extraído do livro "A Visão de Cristo" - Stephen Kaung
Publicado pela Editora Tesouro Aberto

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

As Sete Igrejas


“Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.”
(Ap 1:3)

A primeira coisa que todos devem saber a ler Apocalipse é que tipo de livro ele é. Todos sabem que um livro de profecias, mas se perguntarmos se as sete Igrejas são proféticas, não ouso responder.

Os capítulos de 1 a 22 mostram-nos que a característica especial de Apocalipse é que ele é, em natureza, um livro de profecia. Não apenas são proféticos os sete selos, as sete trombetas, as sete taças, mas ate mesmo as sete cartas também são proféticas. Este livro é um livro de profecias; esta é a razão porque ninguém ousa acrescentar qualquer coisa a ele, nem é permitido a ninguém retirar algo dele. 

Desde que ele é um livro de profecias, devemos tratá-lo como profecia e descobrir o cumprimento de sua profecia. A natureza deste livro de Apocalipse, se deve prestar a atenção, é primeiramente profecia; em segundo lugar, desde que seja profecia, ela será cumprida.

Na Ásia, nesta época, havia mais que sete Igrejas. Então, por que João mencionou apenas estas sete? Quando ele estava na Ilha de Patmos, ele viu somente estas coisas, estas sete Igrejas, porque estas sete representam todas as outras. Deus escolheu sete Igrejas que tinham características de mutua afinidade e colocou a profecia sobre elas.

Na terra há sete Igrejas; no céu também há apenas sete candeeiros. Mas aqui está o problema; sempre que há uma Igreja nesta terra, há um candeeiro no céu. O estranho é que João viu apenas sete candeeiros no céu. Havia então, apenas sete Igrejas na terra? Parece que a Igreja em Tchankin foi excluída, e a Igreja em Naquim também foi excluída. Que faremos?  Esta é a razão pela qual devemos lembrar-nos de que isto é uma profecia. Desde que é profecia apenas sete igrejas foram selecionadas. Este sete Igrejas são representantes de todas as outras Igrejas; não há numero oito para ser representado. Há mais de sete Igrejas na terra, mas essas sete estão selecionadas como as representantes.

Há somente sete candeeiros no céu, porque a historia das sete Igrejas constitui a historia completa da Igreja.

Devemos dar especial atenção a palavra do capitulo 1: “Bem Aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nelas escritas” (v.3).  Novamente no capitulo 22: “Bem Aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro” (v.7). Portanto, podemos dizer que esta profecia são os mandamentos de Deus. Embora exteriormente este livro esteja revestido com profecia, com tudo, interiormente é o mandamento de Deus. Este é um livro para praticar, não para estudar.

A profecia aqui difere de outras profecias; ela é para o homem guardar. Entre João e nós há um principio comum, qual seja, essa profecia é para guardarmos – para guardarmos do inicio ao fim.

Aqueles que não querem guardá-la, como podem entender Apocalipse? Como podem entender as sete Igrejas?

Lendo os capítulos 2 e 3 de Apocalipse, não apenas devemos ver que esta é uma profecia para guardarmos, mas também que o Senhor é o Senhor do julgamento. A primeira metade de Apocalipse, capitulo 1, é o prefácio de todo o livro de Apocalipse; A ultima metade é o prefacio dos livros dos capítulos 2 e 3. Assim, estes dois capítulos iniciam com a revelação do Senhor Jesus. Aqui vemos o Senhor “com vestes talares”.  Os Sacerdotes vestiam vestes longas; aqui, o Senhor é um Sacerdote. O Candeeiro está no lugar santo, a luz dele nunca se extinguirá. Sua luz arderá dia e noite; por esta razão, o Sacerdote continuamente, espevita e adiciona o óleo ao candeeiro no santo lugar. O Senhor Jesus é o Sacerdote que anda no meio das Igrejas para ver qual lâmpada está acesa e qual não está. O espevitamento é o julgamento, porque o julgamento começa na casa de Deus. Cristo anda no meio das Igrejas fazendo a Obra de Julgamento, e o julgamento de hoje é visto durante toda a eternidade.


Extraído do livro “A Ortodoxia da Igreja” – Watchman Nee

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

As Epístolas de João

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”
(Apo 3:13)

Tudo quanto o Apóstolo João escreveu, sejam as Epistolas ou Evangelho, foram sempre os últimos de cada categoria. Apocalipse, claro, foi o último de todos os livros escritos na Bíblia. Os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas foram escritos a respeito do comportamento do Senhor Jesus nesta terra, enquanto o Evangelho de João fala sobre aquele que de lá desceu, a saber, o Filho de Homem que está no céu (Ap 3:13). As Epístolas de João foram escritas na época em que os gnósticos estavam confundindo a Palavra de Deus, e elas também levam os homens aos céus para ver a realidade eterna de Deus nos céus.

João nos tira da esfera humana para recebermos totalmente o Filho de Deus. O que João escreveu tem a característica especial de levar-nos de volta ao princípio. O Evangelho de João diz-nos que no principio era Cristo; as Epístolas de João falam da Palavra da vida a qual era desde o principio, e o Apocalipse de João nos leva a eternidade no futuro. O Evangelho nos mostra o Filho de Deus que estava na carne – Ele estava entre nós, mas os homens confundiram-No, pensando que Ele fosse apenas Jesus de Nazaré, então João nos mostrou que este Jesus que estava na carne, estava no princípio. Este é o fato por trás do cenário.

 As Epístolas de João fazem o mesmo. Sua pessoa é o Filho de Deus e Sua função é Cristo. Mas os homens não conheciam o Filho de Deus, nem conheciam o Cristo. Por isso, as Epístolas de João mencionam especialmente estes dois pontos, levando-nos de volta ao principio, ao fato por trás dos bastidores. Na época em que João escreveu Apocalipse, o mundo estava em grande confusão, e César de Roma estava terrível. Portanto, ele nos conduziu a certas condições por trás do cenário do futuro, para levar-nos a conhecer como Deus vê a situação deste mundo. Mas em Apocalipse, não apenas vemos a condição do mundo, como também a condição da Igreja. Apocalipse, além disso, mostra-nos quando a condição da aparência exterior da Igreja está extremamente confusa, o que é que na verdade agrada ao Senhor, o que é que o Senhor condena, e quando o caminho atual do Senhor é pela Igreja. Historicamente, a Igreja quanto à aparência tem muitas manifestações, mas qual maneira, qual condição, é o desejo do Senhor?  É esse desejo que está por traz dos cenários mostrados por João.

 Na Bíblia, há dois grupos de sete epístolas. Deus usou Paulo para escrever o primeiro grupo – Romanos, I e II Epístolas aos Corintios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses e a I e II Epístolas aos Tessalonicenses; e Deus usou João para escrever os segundo grupo. As primeiras sete Epístolas falam a respeito da Igreja em tempo de normalidade; as últimas falam a respeito da Igreja em tempo de anormalidade. Os três evangelhos, Mateus, Marcos e Lucas, são normais, ajudando os homens a conhecer Deus; Mas o evangelho de João é a reação de Deus a falta de clareza do homem; esta é a razão porque verdade e graça são mencionadas tão freqüentemente.

As Epístolas de João também foram uma reação de Deus a normalidade; esta é a razão porque elas mencionam luz e amor tão freqüentemente. Os capítulos 02 e 03 de Apocalipse são os tratamentos de Deus para com as condições anormais das Igrejas. As primeiras sete epístolas de Paulo tratam do comportamento normal da Igreja. Mais tarde, a Igreja não estava normal; assim, João, em Apocalipse, escreveu as últimas sete epístolas. As primeiras sete epístolas contém a verdade que a Igreja deve conhecer; as últimas sete epístolas mostram o caminho que a Igreja deve tomar. Hoje, se um homem realmente quer andar no caminho do Senhor, ele deve ler Apocalipse capítulos 02 e 03. Hoje a Igreja tem problemas; então, Apocalipse nos diz o que fazer. Se você não buscar o caminho em Apocalipse, não sei como conseguirá ser um cristão.

Além do mais, as primeiras sete epístolas antes da ultima hora, enquanto as ultimas sete epístolas foram escritas depois da ultima hora, ou durante a ultima hora. A primeira epístola de João 2:18 indica outra era, a ultima hora.  “Filhinhos, já é a ultima hora: e, como ouviste que vem o anticristo, também agora muitos anticristos tem surgido pelo que conhecemos que é a ultima hora”.  Se os cristãos apenas virem a luz nas primeiras epístolas, nunca conhecerão a vontade de Deus na ultima hora.


Extraído do livro “A Ortodoxia da Igreja” – Watchman Nee